
Chás: 4 erros que você pode estar cometendo ao consumir
Independente de qual seja o motivo para os quais se tome os chás, é preciso saber como preparar a bebida para não cometer erros. Além disso afetar o sabor na hora de saborear a bebida também pode prejudicar as propriedades das ervas.
Sendo assim, é preciso ficar atento a algumas regrinhas na hora de preparar o seu chá. Para saber quais são as regras para não errar mais na hora de preparar e consumir o chá, continue lendo.
A importância da temperatura da água para fazer os chás
A água precisa estar na temperatura ideal na hora de colocar as ervas em infusão. Portanto, quem tem o costume de esquentar a água, usando o micro-ondas, deve parar, principalmente porque não tem como controlar a temperatura.
Para algumas receitas a água não deve ferver por completo. Isso conta no resultado final da bebida. O ideal é deixar que a água chegue bem próximo dos 100 graus, quando entra em ebulição, mas desligar antes. No momento em que as bolhas de ar estiverem pequenas ainda.
Cuidados com a conservação
É essencial saber como armazenar os chás para evitar que eles estreguem ou o aroma e o frescor sejam prejudicados. O armazenamento em locais adequados, é fundamental para que a erva não perca suas propriedades. Além disso, o prazo de validade conta para os chás.
O ideal é guardar as misturas ou folhinhas, dentro de um pote de vidro com tampa. O processo de fermentação que acontece com os chás, é o responsável por fazer com que as propriedades medicinais sejam perdidas. Sendo assim, quanto menos ar puder ser guardado no recipiente, melhor.
Cuidado com comprar chás prontos
Pela praticidade, muita gente prefere comprar os chás já prontos. Caso esse seja o seu caso, busque casas especializadas e locais que sejam confiáveis. As versões em sachês e saquinhos, não possuem as mesmas propriedades das ervas orgânicas, cultivadas e colhidas na hora.
Além disso, muito cuidado para não comprar as ervas erradas. Muita gente resolve começar a tomar os chás que são feitos com plantas medicinais, em busca dos ativos e das suas propriedades. Contudo, é preciso se atentar ao que você compra para não consumir o chá errado.
Errar a dose dos chás
Sabemos o quando os chás podem ser benéficos para a saúde, e o quanto são relaxantes. Mas é preciso cuidado com as quantidades. Mesmo para quem usa como forma de estimulantes, os chás precisam ser bem dosados. Tudo que é consumido em excesso faz mal, e com a bebida não é diferente.
Sempre que houver dúvidas, consulte um especialista para saber qual a quantidade ideal do chá que deseja tomar. Outra informação importante, é respeitar as receitas, nunca fazer o chá forte demais. Essa é uma regra, que pode ter graves problemas caso não for respeitada. O excesso das substâncias pode prejudicar o fígado e o estomago.
Para manter a saúde em dia e consumir o seu chá preferido, não ultrapasse mais do que 3 xícaras no dia.

