chá de canela e limão
Chá e Saúde,  Ervas e Benefícios,  Saúde

10 chás para tosse: receitas caseiras e como preparar

Os chás são ótimas opções para quem deseja melhorar alguma condição respiratória e na garganta como é o caso da tosse, principalmente seca. Existem muitas receitas e opções de chás para tosse, que auxiliam na eliminação do catarro, além de fluidificar melhor as secreções.

Além dos chás, é recomendado tomar mais água amenizar os sintomas. O tratamento da tosse deve ser acompanhado, caso haja algum sintoma mais sério como febre e dificuldade em respirar, procurar ajuda médica o quando antes para uma avaliação mais completa. Já quem deseja aliviar os sintomas, acompanhe abaixo 10 receitas de chás para tosse.

 

chá de eucalipto

1.      Chá de eucalipto

Use 1 colher de sopa de folhas de eucalipto em 1 litro de água. Coloque a água para ferver, em seguida desligue e adicione as folhas para deixar em repouso por 10 minutos. Coe e beba pelo menos 3 xícaras por dia. O eucalipto é ideal para ser usado para melhorar o sistema respiratório.

2.      Chá para tosse com urtiga

Indicado para tosse alérgica, adicione 1 colher de folhas secas para 200 ml de água. Ferva a água e depois desligue para colocar as folhas. Tampe e espere até que a temperatura esteja morna. Adoce com mel e tome 2 xícaras por dia. A urtiga é uma planta medicinal que auxilia no tratamento de diversas alergias. Muito indicada para crianças.

 

chá de canela e limão

3.      Chá de canela, limão e cravo da índia

Coloque um litro e meio de água para ferver, adicione 1 rodela de limão, 3 cravos e 1 pau de canela. Deixe ferver tudo junto por 5 minutos. Coe a mistura, adoce com mel e bebe 2 xícaras por dia. Essa receita possui propriedades bactericidas que auxiliam na eliminação de agentes que causam a tosse. Contém vitamina C e o mal e o limão são expectorantes naturais que protegem o sistema imunológico.

4.      Chá de tomilho

Ferva 1 litro de água, e depois de desligar adicione 1 colher de sopa de tomilho e deixe descansar por 10 minutos. Coe a beba depois de esfriar 3 vezes ao dia. O tomilho possui substâncias que combatem as bactérias e ajudam a expulsar as secreções.

 



 

5.      Chá para tosse com gengibre e mel

Coloque para ferver meio litro de água e um pedaço médio de gengibre e 1 colher de mel. Deixe a mistura ferver até que reduza a quantidade ao meio. Em seguida adicione o suco de dois limões e adoce com uma colher de mel. Tome uma colher do chá a cada 4 horas. Essa receita é ideal para tosse seca.

 

chá de alecrim

6.      Chá de alecrim

Ferva 1 xícara de água e depois de desligar adicione 2 colheres de folha de alecrim fresco. Deixe a infusão descansar por 15 minutos e tome pelo menos 3 vezes ao dia. A receita combate tosse e sintomas de bronquite.

7.      Chá para tosse com romã

A romã tem ótimos poderes anti-inflamatórios, bactericida. Portanto, para fazer o chá, use uma colher de sopa da casca da romã, em 250 ml de água. Ferva a mistura por 5 minutos e deixe descansar por mais 10. Coe e faça gargarejos para aliviar os sintomas da tosse e da faringite.



8.      Chá com a raiz de alcaçuz

Coloque para ferver 20 gramas da raiz em um litro de água por cinco minutos. Em seguida coe e tome 3 xícaras dos chás para tosse por dia, estendendo o tratamento por seis semanas. A planta possui muitas propriedades que combatem a bronquite, asma e tosse com catarro.

9.      Chá de capim limão

Para combater a tosse, o chá de capim limão tem forte poder bactericida e combate a rinossinusite. Sendo assim, ferva 1 litro de água e ao desligar, adicione 20 g de folhas secas do capim. Deixe a infusão por 15 minutos, em seguida coe e tome 3 vezes ao dia.

 

Chá de gengibre

10.  Chá para tosse com gengibre

O gengibre tem fortes propriedades antiasmáticas e expectorante. Ideal para quem está tendo crises de tosse seca e possui problemas respiratórios. Para fazer o chá, cozinha parte da raiz do gengibre em 150 ml de água por 5 minutos. Coe e tome várias vezes dias.

Caso os sintomas de tosse continuarem e persistirem por mais de uma semana, procure um médico para averiguar a situação com exames mais completos.