gerenciamento do estresse
Atualidade,  Estilo de Vida,  Saúde

Como Gerenciar o Estresse

Não se confunda: nem todo estresse é ruim.

“Eustress” é o termo frequentemente usado para descrever o tipo bom de estresse e é o tipo de sentimento que você tem quando está no topo de uma montanha prestes a descer de esqui, ou quando está jogando um jogo de computador e está completamente focado porque tem apenas uma vida restante.

Este é o tipo de estresse leve que aumenta a dopamina e o BDNF – significa Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (do inglês Brain-Derived Neurotrophic Factor). É uma proteína que desempenha um papel importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção dos neurônios no cérebro. O BDNF está envolvido em várias funções cerebrais, incluindo a plasticidade sináptica, que é a capacidade do cérebro de mudar e adaptar sua estrutura em resposta a estímulos externos e internos. Estudos sugerem que níveis elevados de BDNF estão associados a um melhor desempenho cognitivo, melhor humor e bem-estar emocional.

A chave é continuar se desafiando, se submetendo a novas experiências e garantir que você gerencie o estresse que isso traz de forma saudável. A pior coisa que você pode fazer é sentar em uma casa de idosos estressado com a solidão, ou sentar no mesmo escritório, fazendo o mesmo trabalho, todos os dias enquanto está sob muito estresse.

 

A realidade é que, embora não possamos controlar nossas circunstâncias, podemos controlar a maneira como reagimos a elas.

 

Quando você está solitário ou entediado, há coisas que você pode fazer para ter mais significado em sua vida novamente – mesmo que isso signifique apenas configurar a internet ou aprender uma nova habilidade como pintura. E se você está estressado no trabalho, considere sair – afinal, sua saúde é a coisa mais importante.

 

Técnicas de Gerenciamento de Estresse

Você também pode experimentar várias técnicas de gerenciamento de estresse. Das quais, a mais bem-sucedida e popular é provavelmente a meditação. Não é coincidência que muitos monges budistas pareçam viver inordinariamente longos. Para experimentar a meditação, você pode tentar baixar o popular aplicativo móvel “Head Space“, que o guiará por algumas sessões de meditação guiada.

Caso contrário, você pode tentar a meditação transcendental ou de atenção plena por conta própria. A chave é acalmar a mente e parar de se preocupar com as coisas.

O grande erro que muitas vezes cometemos é tentar “forçar” isso a acontecer, quando na realidade isso desafia o objetivo completamente! Quando você tenta “forçar” a si mesmo a se acalmar, na verdade não consegue. Em vez disso, você deve simplesmente sentar-se em algum lugar silencioso, fechar os olhos e ver o que acontece.

Se sua mente vagar, apenas faça uma anotação e volte a se concentrar em sua respiração ou em manter a mente quieta. Isso requer um pouco de prática, mas apenas 10 minutos algumas vezes por semana podem começar a fazer uma grande diferença.

Eventualmente, a meditação se tornará uma ferramenta que você pode usar para ficar calmo em todas as circunstâncias. Outra opção é procurar a TCC ou “Terapia Cognitivo-Comportamental”.

Essa é uma técnica psicoterapêutica que ensina métodos que os pacientes podem usar para tentar acalmar seus pensamentos e superar uma resposta ao estresse. Muitas vezes, envolve apenas olhar para a situação de maneira um pouco diferente.

Por exemplo, “desafiar pensamentos” é um tipo de “reestruturação cognitiva” e isso ensina você a olhar para as coisas que tem medo e avaliar se realmente vale a pena ter medo ou se você pode ter exagerado.

Se você é alguém que luta muito com o estresse, pode considerar ver um terapeuta comportamental cognitivo profissional que irá ensiná-lo a usar essas ferramentas que você pode então usar para superar situações estressantes.

 

Mais importante de tudo, é simplesmente lembrar que você precisa aproveitar ao máximo sua situação e isso significa se colocar lá fora, experimentar coisas novas e, crucialmente, se conectar com novas pessoas.

 

 

Veja Também: