Para que chá faz bem?
Muitos benefícios podem ser extraídos do chá. Além de ser uma bebida consumida em várias culturas, o Chá faz bem também para ser tomado em dias frios, ou gelado em dias quentes, como quiser. É um hábito de muitos séculos e tem como países pioneiros a China, a Inglaterra e o Japão.
Apreciar o chá vai muito além dos costumes. A bebida pode ser versátil e ter benefícios relaxantes, para dar mais disposição e também ser usada como remédio.
Para saber porque o chá faz bem e como usufruir dos seus benefícios, continue lendo.
Quais os benefícios de tomar chá
O uso frequente de chás ajuda a aumentar a resistência durante as atividades físicas. A maioria dos chás possui catequinas, um forte antioxidante que aumenta a capacidade do corpo de queimar gordura. Por isso que muitas pessoas fazem o seu uso também para emagrecer.
Além disso, melhora a resistência dos músculos para quem pratica atividades físicas. Uma pesquisa apontou que quem consome 3 xícaras de chá por dia, pode reduzir em até 20% as chances de sofrer um ataque cardíaco. O chá faz bem em quem precisa relaxar, com algumas ervas que combatem o estresse, como lavanda, camomila e cidreira.
Os nutrientes também estimulam o sistema imunológico, que impede que o organismo seja afetado por doenças e infecções. Sendo assim, ele estimula que o organismo a combater os radicais livres e consequentemente as impurezas.
É possível tomar chá todos os dias?
Depois de comprovar todos os benefícios da bebida e como o chá faz bem, fica a dúvida, se é possível consumir a bebida todos os dias. E a resposta é depende. Alguns tipos de chá exigem certos cuidados, mesmo sendo algo natural.
Algumas plantas quando consumidas em excesso podem prejudicar o organismo. Principalmente os que possuem cafeína, que podem afetar o estômago, aumentar os níveis de ansiedade ou provocar insônia.
O chá faz bem em diversas situações, mas ainda assim é preciso bom senso ao consumir e não ultrapassar as doses recomendadas. De uma forma geral, grande parte dos especialistas recomendam até 3 xícaras por dia. Mas essa quantidade pode variar de caso para caso e tipos de ervas utilizadas.
Sempre que achar necessário, consulte um nutricionista ou nutrólogo para a recomendação adequada de quantidade e tipo de chá. Eles são ótimos para uma série de benefícios, mas é preciso cuidado para não prejudicar o organismo.
Prepare o chá corretamente
Além de saber a quantidade adequada para tomar chá, é essencial saber como prepara-lo de forma adequada. Ao fazer um chá em casa, use as indicações exatas de quantidades recomendadas para fazer cada receita.
Sempre que possível use ervas desidratas ou orgânicas para conseguir os princípios ativos mais puros e preservados. Enquanto a água para ferver, dê preferência para usar água filtrada ou mineral.
Outro ponto importante é que em algumas receitas é preciso ferver a água primeiro e colocar a erva em infusão depois. O tempo pode variar de um para a outra. Em seguida tire todas as folhinhas ou coe a bebida para beber, sem deixar ultrapassar 24 horas.
Veja Também:
- O Que Seus Pés Contam sobre A sua Saúde?
- Chá verde emagrece? Mitos e Verdades
- Chá para Digestão: Alivie seus Problemas Digestivos Naturalmente