Plantas medicinais: Dicas de chás
As plantas medicinais servem para muitas coisas, e usá-las na produção de chás pode ser uma opção para usufruir de seus princípios ativos. Muitas das substâncias dessas plantas, ajudam a reduzir sintomas, problemas de saúde, previnem doenças, entre outros assuntos.
Muitos chás medicinais são usados há séculos por algumas culturas, como forma de remédios naturais. Para descobrir quais dicas de chás podem ajudar com a saúde, acompanhe algumas dicas com o uso de plantas medicinais.
1. Chá de hortelã
A hortelã é uma das plantas medicinais que ameniza as cólicas menstruais, refluxos, resfriados e síndrome do intestino irritável. Além disso, o consumo do chá também pode usado para aliviar sintomas de sinusite, asma e entupimento nasal. As folhas da planta, podem beneficiar pessoas que sofrem com muitas dores musculares, de cabeça e dores no estômago.
De acordo com um estudo realizado em 35 pessoas, usar o óleo essencial da hortelã pimenta auxilia no tratamento com enxaqueca. Basta aplicar algumas gotinhas na testa e têmpora e em poucas que os efeitos aparecem em poucas horas.
2. Chá de hibisco
O hibisco é conhecido por ter propriedades diuréticas e também pode ajudar no emagrecimento. Contudo, ao fazer parte das plantas medicinais que podem ser consumidas, ela também oferece outros benefícios, como é o caso de atuar contra os sintomas da depressão, ansiedade e relaxamento.
Além disso, alguns estudos mostraram que o chá de hibisco também ajuda a reduzir problemas de pressão alta, colesterol e triglicérides. Ajudando quem está em busca de perder peso, evitando a obesidade.
3. Chá de camomila
Você já deve ter ouvido falar que chá de camomila é um calmante natural. A planta possui propriedades que ajudam a melhorar o sono, principalmente em mulheres que estão no período pós parto. O consumo do chá nessa fase também reduz os sintomas de depressão.
Além disso, o chá de camomila também reduz sintomas de ansiedade, dores de cabeça e ajuda a melhorar a digestão.
4. Chá de sálvia
Dentre as plantas medicinais, a sálvia é muito usada por pessoas que têm úlceras, tonturas, paralisia, hiperglicemia, reumatismo e inflamações. O chá também é consumido para tratar convulsões.
Alguns estudos de farmacologia mostraram que a planta possui substâncias anticancerígenas, antioxidantes e antimutagênica. Além disso, reduz a capacidade de perceber dores, pelas propriedades antinociceptivas.
O consumo regular da bebida ajuda a melhorar o humor, melhora a memória e outras funções mentais.
5. Chá de canela
A canela é um ingrediente usado em diversos tipos de receitas, desde doces, salgados e também nos chás. As plantas medicinais como a canela podem ser usadas como ingrediente para diversas receitas. No caso da canela, que é usada há muito tempo na história, no Egito antigo, a casca da árvore de Cinnamomum.
Antigamente, a canela era rara e por isso, considera um presente digno de reis por ser tão valiosa. O chá da canela é um rico antioxidantes que ajuda a proteger o organismo. Tem propriedades que acelera o metabolismo, melhora a sensibilidade à insulina, reduz os riscos de doenças cardíacas e também combate os radicais livres.